quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A namorada do meu pai

Nunca escrevi sobre Juliana, e hoje me perguntei por quê. Se ela esteve indireta e muitas vezes diretamente ligada aos acontecimentos que formaram tojolos pra construir minha vida até agora, como não pûs em palavras o significado real de Juliana em mim e em minha existencia? Só posso estar mesmo entupida de palavras aqui dentro agora, uma querendo sair antes da outra, pra falar pra Juliana todas as coisas que se deve falar e as que não se deve também.
Juliana surgiu como aquela namorada de painho, uma estranha que era sempre séria e adorava pedir os meus salgadinhos do pacote. Sempre fui uma criança egoista. Não queria dividir o meu salgadinho, nem o MEU pai. A distancia do meu pai, contribuiu pra eu achar que a culpa era de Juliana, e de todas as outras mulheres que o afastaram da minha mãe. Eu me acho uma completa idiota, e sou, por pensar essas bobagens tantas. Mas é que eu não sabia da história que hoje sei, e não importa. O tempo passou, e passaram com ele, episódios da vida, e ninguém esquece da minha idéia mirabolante de dizer: Pai, vamo jogar ela [Juliana] no rio?, me falaram que soei altamente decidida e verdadeira, a ''nega'' não tava brincando, queria se livrar de Juliana. Damos risada disso agora, mas imagino o quanto o comentário infeliz da criança-eu, deve ter magoado a namorada do meu pai. Juliana deixou de ser só a namorada do meu pai, quando eu consegui entender, o quanto ela fazia por ele. O relacionamento deles acabou e se transformou em amizade. Então, eu abri a guarda, e insistia de uma maneira chata, pra que eles voltassem. Ninguém entendia. Mas ela esteve presente em todos, e digo todos os momentos, mesmo de longe, enquanto eu sorria, ela estava lá. E não tinha motivos para isso. Me dava presentes de aniversário e até no natal. Juliana se transformou , em uma ex namorada aí do meu pai, que quer voltar com ele, e continuou ao meu lado. Ficou amiga de minha mãe e sempre ia lá em casa conversar com ela. Eu ficava do sofá, e analizava os penteados, as roupas, Juliana é mesmo uma boneca, gente. Do tipo barbie mesmo e é tão linda, de verdade.. enquanto ela fala, e você olha, você vê um monte de coisa que olhando rápido você não seria capaz de ver. Foi quando ela percebeu meu interesse por suas roupas e resolveu me presentear com algumas delas. Eu ficava horas vestindo e dançando na frente do espelho, minha mãe tinha um brilho nos olhos e dizia direto ''Ela gosta de você, vocês podiam ser amigas...'' , mas eu ainda tinha um pé atrás, eu ficava naquela coisa de ''Ela quer é o meu pai!'', coisa de criança chata e insuportável que não admite as coisas. Dá vontade de bater na antiga maria que não queria gostar da Jú. Depois, com o tempo, fui aprendendo a deixar as idéias bobas do passado, ficarem por lá e deixei que a coisa entre nós, acontecesse... E foi quando juntas, enfrentamos o pior reveillón de nossas vidas, [e sinto que isso é assunto pra outro texto, mesmo que tenha muita preguiça de contar o episódio], que Jú virou a minha amiga mais velha, e vinha na minha casa agora, pra conversar comigo. Primeiro, eu timida, contava algumas coisas de mim e ela ouvia, sorria e nada dizia. Depois, começou a dizer. Eram conselhos no início, mas então ela mesma me contou seus proprios medos, angustias e segredos. Ninguém entendia, como podia acontecer afinidade entre pessoas tão distantes na idade, e com um começo tão conturbado como o nosso. Agora, Juliana passou a ser a Ju! e daqui uns tempos, quando eu tomar prumo na vida, ela vai ser minha madrinha!, e eu realmente a amo, como um irmã bem mais velha que escolhi pra mim. Nem todo começo é bonito, mas nem toda história tem que ter um fim :)

Ju, sou péssima em textos assim, devo ter soado infantil. E sou. Mas você é linda e obrigada por ser o que é pra mim.

9 comentários:

- maria elis disse...

eu queria ter tido uma jú pra mim
#mimimi

e toda continuação feliz é linda, Deus abençoei vocês (:

beijas má ;*

Erica Ferro disse...

Ah, que bonito.

Muito lindo você ter superado os ciúmes que tinha do seu pai e transformá-lo numa bela amizade.

Beijo.

Desabafando disse...

Que linda homenagem...adorei sua história e que bom que vc superou o ciúmes e disso pode nascer uma boa amizade.

disse...

eu sou a amiga mais velha, futura madrinha que vibra de tanto ORGULHO por uma afilhada tão inteiramente LINDA! bei Jú pra vc Mah... irremediavelmente doce!
eu te amo... mais...

Little dreamer disse...

Lindo!
ISSO BASTA

Maldito disse...

Sorte sua,..nunca me dei bem com meu padastro!

Danni disse...

migaaa! como faiz... se barbie virasse gente te pegava, toda má:^(

Anônimo disse...

essa jú é uma menina de sorte. linda declaração.

Jú Sessa disse...

hoje eu reli esse texto lembrando apenas que a minha menina, que não é mais menina será sempre a minha menina ... rsrsrs !!! a mais linda afilhada de quase 20 anos!